segunda-feira, 29 de junho de 2009

MANIFESTO da ARTE POST-CRETA

O CUBO VIRTUAL ( Marco Inicial )

DESCRIÇÃO:

Constituinte I , menção honrosa do 11 ( décimo primeiro ) Salão Carioca de Arte “ Uma Bandeirra para a Constituinte “ de julho de 1987 promovido pela Rioarte da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro tem a cumprir a sua real finalidade que é registrar o momento histórico como
Arte Autêntica do contexto social contemporâneo.
“ Constituinte I “ é arte Post-creta remanescente de pesquisas do autor com os Polimorfos e a Esculpintura e do con-neo-cretismo do pós-moderno latino americano. E do concretismo e neo-concretismo paulista de Cordeiro e carioca de Gullar.
É um “ não- objeto “ e /ou objeto post-creto.
Essa Arte é de fundo socialista e porisso não tem como finalidade o 'mercado de arte'.
Por suas caracteristicas sociais deve ter por destino a massa popular inclusive porque não provem de inspiração pessoal, de estilo particular, de esforço individual nem de técnica especial.
Não se presta a produção comercial, mas a reprodução modular estandartizada como nos CIEPS de NIEMEYER. É o testemunho histórico do atual momento político popular, incomum e inédito atual ( 2001/2007) que se fundem determinìsticamente e que respondem a expectativas quando uma única peça ( cubo) se divide como povo e vontade em dois módulos idênticos e equivalentes – povo e vontade política – se completando em unidade perfeita; o sonho redivivo de Amor e Justiça sugerindo uma solução brasileira única, diferente e renovadora, anseio de todos nós.

No livro “Neo-Concretismo: Vértice e Ruptura do Projeto Construtivo Brasileiro Publicado pela FUNARTE em 1985; autoria de Ronaldo Brito ; na Teoria do Não-Objeto de Ferreirra Gullar do livro Projeto Construtivo Brasileiro na Arte ( 1950/1962 ) constatamos subsídios para a compreensão do POST-CRETISMO.

Esse o caminho apontado pela história no atual momento político propício e profético para a renovação, resgate e projeção da cultura brasileira , social, artística, econômica e politicamente.

A obra post-creta consagra palavras e diretrizes de projetos para serem sentidas, “perceptidas” pelo tato, manuseadas, manipuladas tatilmente pelo expectador/artista; pelo público em real interação social, em igualdade de direitos e cidadania, democràticamente.

O Ministro da Cultura Exmo. Sr. Gilberto Gil foi devidamente informado desse evento e convidado agora públicamente por esse intermédio como representante competente da Presidência da República para o assunto de sua Pasta a levar ciência a Sua Excª. O Presidente da República Sr.
Luís Inácio Lula da Silva para os futuros desdobramentos dessa investida artística de aspirações socialistas.

O movimento que ora se inicia, pelo Manifesto Pós – cretista se auto-justifica na sua essência tautológica: Forma justifica Função. FORMA É FUNÇÃO.
O NEO-CONCRETISMO é brasileiro. O Post-cretismo é UNIVERSAL. Se completam, se ajustam.
O Cubo Virtual é neo-post-concreto, é completo; não é cubo apenas.
A geometria cine-virtual post-creta possui princípios básicos estruturais imutáveis, tangendo a Perfeição, o Ideal, o Absoluto.
SOB A INSPIRAÇÃO DO ETERNO, A REVELAÇÃO, A GRAÇA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário